Nossa Experiência: Telecomunicações

Desafios que requerem líderes bifocais: presente e futuro.

Dinâmico, o setor de telecomunicações talvez seja aquele que ilustra de forma mais dramática os colossais comprometimentos de capital que são feitos no envelope da evolução tecnológica. Por um lado infraestrutura e serviço público de interesse nacional, por outro bem de consumo hiper-competitivo, sacudido pela evolução das tendências e por ondas de obsolescência.

O modelo regulatório evolui—em especial na fronteira cada vez mais tênue entre telefonia fixa e telefonia móvel. A tecnologia das redes transiciona – longe ficou o analógico, bem-vindo 4G. E, ao fim, a convergência de serviços no ambiente competitivo chega com o som da inevitabilidade. Executivos do setor se vêem obrigados a equilibrar uma grande quantidade de temas, que vão da eficiência de ativos à gestão da base de clientes, da adequação do portfólio de produtos à eficiência dos canais. E primar pela execução, em um mercado que é extremamente competitivo.

Nossa experiência no setor de telecomunicações é extensa e envolve todo o espectro de questões críticas ao negócio, do desenho da estratégia de posicionamento até a gestão de projetos com deadlines e impactos claros; da reorganização operacional até a implementação efetiva de novos modelos de gestão.

Atuamos, entre outros projetos, nas transições de tecnologia de redes, na reorganização de operadoras fixas estaduais imediatamente após a privatização, e na definição da estratégia de canais no lançamento ao mercado de uma grande operadora móvel.

Como exemplo de projeto recente, participamos do desenvolvimento de um plano de negócio para entrada de um novo player no segmento de telecomunicações de dados, alavancando ativos de distribuição de energia elétrica.